quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana: 01/10/10

A VOLTA TRIUNFAL DO FANDANGO OFICIAL

         Bueno! Pois o Fandango Oficial Farroupilha – o único que é realizado em nossa cidade ao longo do ano, corria o risco de morrer (devido ao fracasso do evento no ano passado), mas graças ao alerta dado por esta coluna, na edição do dia 18 de dezembro do ano passado, todas as entidades, junto com a Subcoordenadoria, abraçaram o fandango e o mesmo foi um sucesso, fazendo com que o anfitrião, o CTG Chilena de Prata, tivesse com o seu galpão lotado de tradicionalistas, TODOS devidamente pilchados, conforme estabeleciam as regras do evento.
         Achamos que os tradicionalistas desta cidade merecem pelo menos um fandango por ano e não podemos permitir o fracasso do mesmo. Por isso, parabenizamos a Subcoordenadoria e as entidades tradicionalistas desta cidade que permitiram a volta triunfal do fandango.

PREMIAÇÕES FARROUPILHAS

         Bueno! Com Sérgio Spier no comando do cerimonial, dia 25, antes do início do fandango oficial, foram realizadas as entregas das premiações, para os destaques desta Semana Farroupilha, a saber:
1 – Na categoria Ronda Crioula – ficou em primeiro lugar o CPF O Tempo e o Vento e em segundo, o CTG Bento Gonçalves da Silva.
2 – Na categoria Desfile Campeiro – em primeiro lugar ficou o Piquete Parceiros da Tradição. Em segundo ficou o CTG Bento Gonçalves da Silva e em terceiro o Piquete Campeira de Alvorada.
3 – Na categoria Parceiros Tradicionalistas – foram homenageadas personalidades que foram de uma ou de forma referência nesta Semana Farroupilha, com destaque para o Vereador Júlio Bala, o diretor da Campeira de Alvorada Renato Spaniol e o Vice-prefeito Geovani Garcia.
4 – Na categoria Desfile Temático – destaque para o CPF O Tempo e o Vento, que ficou em primeiro lugar; CTG Sentinelas do Pago que ficou em segundo e CTG Bento Gonçalves da Silva que ficou com a terceira posição.
         Além disso, mais uma vez foram homenageados os cavaleiros que trouxeram a Chama desde Itaqui; os cavaleiros que foram até Fanfa e Eldorado do Sul.

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS CAVALEIROS

         Bueno! Numa iniciativa louvável do Vereador Gerson Luiz, foi realizada no dia 27 de setembro, uma sessão solene na Câmara de Vereadores, cujo cerimonial esteve sob o comando do tradicionalista Sergio Spier. Após a execução dos hinos (nacional e de Alvorada), aconteceram os pronunciamentos dos integrantes da mesa e tribuna e a seguir, aconteceram as homenagens, como segue:
1 – Agraciado com homenagem especial o Piquete Descanso do Pingo;
2 – Agraciado com certificados os 21 tradicionalistas (cavaleiros e apoiadores) que participaram da cavalgada de Eldorado do Sul até Alvorada;
3 – Agraciados com certificados os 27 cavaleiros e apoiadores que participaram da cavalgada a partir da Ilha de Fanfa até Alvorada;
4 – Dois cavaleiros que partiram de Itaqui a cavalo e foram até Santa Maria (Vladimir Kuse e Carlos) também receberam os seus certificados
5 – Com todas as honras da nossa casa legislativa, os cavaleiros Lúcio Gastaldo Carloto, Juarez Valin Carlos e Gelson Luiz de Oliveira, foram agraciados com lindas placas de honra ao mérito.
         A sessão foi encerrada com a execução do Hino Riograndense, na voz de Ildefonso Milchareck.

CTG AMARANTO PEREIRA EM PORTO ALEGRE

         Bueno! Setembro é um mês com muitas apresentações dos CTGs, não só nas rondas crioulas dos festejos farroupilhas da cidade, mas, nas escolas e outras entidades sociais. E às vezes, os CTGs são convidados para se apresentar em outras cidades. E o CTG Amaranto Pereira, com sua invernada mirim, e declamadores mirins se apresentou no Acampamento no Parque Maurício Sirotsky, em Porto Alegre, no dia 7 de setembro, no galpão do DTG Marca Gaúcha (do Banrisul) e no dia 11 retornou para se apresentar no Piquete Correa Lima e na 11ª Companhia de Guarda. Em todas as suas apresentações, a criançada foi aplaudida de pé.

CTG CAMPEIROS DO SUL

         Bueno! No dia 9 de outubro, o CTG Campeiros do Sul realizará um grande jantar-baile com churrasco no cardápio, que será animado pelo Grupo Sina Fandangueira. No dia 16, grande baile de formatura de fandango, com a animação do Grupo Balanço Campeiro. E no dia 23 de outubro, inicia sob o comando os instrutores Cristiano Silveira e Kika, mais um curso básico de Danças de Fandango. Informações sobre os eventos com o Patrão Natalio pelos fones 051.3483.6510 ou 051.9107.5113. O CTG fica na Av. Maringá, 720.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário