terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Os Changueadores" nas terras do Pacífico

O dia 23 de janeiro de 2011 ficará marcado na vida dos jovens componentes do grupo de danças do CTG Amaranto Pereira, da cidade de Alvorada. Na noite de domingo embarcaram para Antofagasta, no Chile, cidade rica, que separa o deserto do Atacama do oceano Pacífico. Foram 72 horas de ônibus atravessando a República da Argentina, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, além é claro, de enfrentar as aduanas, em especial, a de São Pedro do Atacama, no Chile.

Os Changueadores”, denominação do grupo adulto do CTG, que caracteriza o gaúcho antigo, ou o pré gaúcho dos séculos XVIII e XIX,  desembarcaram em Antofagasta dia 26, quase na hora da abertura do festival, dado problemas com a documentação de um integrante do musical, que acabou retornando ao Brasil, antes de entrar na Argentina. Os organizadores do Festival sugeriram que o grupo não se apresentasse na abertura para descansar, mas por vontade de todos, lá estava a bandeira brasileira tremulando ao lado da gaúcha no palco da abertura. Logo em seguida as danças tradicionais do Rio Grande do Sul eram, uma a uma, mostradas no palco do festival.

No dia 27, os grupos do México, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil e Chile (Arica, Santiago e Antofagasta) desfilaram pelas principais avenidas da cidade, divulgando o Festival de Folclore Latino Americano, que em sua 21ª edição, abrilhantou o verão Chileno. Foram várias apresentações dos grupos ao longo do desfile que terminou em frente à Intendência com pronunciamento de autoridades locais.

No dia 28, que foi a folga do grupo brasileiro, os Changueadores aproveitaram para desfrutar das belezas naturais de Antofagasta. Foram à praia, onde existe uma “baía” e banharam-se nas águas do Pacífico. A alimentação mais procurada pelos jovens, sem dúvida nenhuma, foi a rede de fast food, McDonalds, pelo padrão alimentar. No que se refere à alimentação no alojamento, foi muito boa, claro que, algumas vezes, por ser diferente dos hábitos brasileiros, não era tão apreciado. Mas é preciso levar em conta que se estava alimentando quase trezentas pessoas de vários países diferentes.

Os espetáculos a cada noite enchiam os olhos e o coração de quem visitava a arena montada à beira mar para o festival. A religiosidade esteve presente o tempo todo no evento. Uma manhã foi dedicada a todos os grupos irem à igreja e lá, cantarem uma música que homenageasse o divino. O Grupo brasileiro cantou “Romaria”, musica de Renato Teixeira, que foi interpretado por Elis Regina, e canta Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

No domingo, dia 30, último dia do evento, “Os Changueadores” participaram de um almoço coletivo, onde muitas brincadeiras de integração movimentaram a tarde domingueira. Já à noite,  encerraram com uma belíssima apresentação, onde foram apresentados a rainha e o rei do festival. Na madrugada de segunda-feira iniciou-se o retorno para o Brasil, trazendo na mala a satisfação do dever cumprido por bem representar o CTG Amaranto Pereira, a cidade de Alvorada, o Rio Grande do Sul e o Brasil no exterior. Além disso, a bagagem cultural, a troca de experiências com grupos de outros países e, principalmente, a experiência internacional que cada um carregará, será o legado que os jovens componentes do grupo “Os Changueadores” levarão para suas vidas.

Fonte! O Chasque e os retratos foram publicados no sítio Portal do MTG - www.portalmtg.com.br. Os retratos são de Liliane Pappen. Para ver mais retratos, abra a cancela clicando em
http://portalmtg.com.br/aconteceu/os-changueadores-nas-terras-do-pacifico.

Créditos dos retratos vão para o amigo Rogério Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário